Sânscrito: चण्डी, caṇḍī
O nome “Chandi” é derivado da palavra em Sânscrito “Chand” que significa “cortar”. A Deusa Chandi é, portanto, descrita como “Aquela que corta os pensamentos.”
A Mãe Chandi é Nirakara que significa “sem forma”. O Seu Mantra raiz encarna as energias das três qualidades da natureza: a criação, a preservação e a transformação ou MahaSaraswati, MahaLakshmi e MahaKali.
A Sua estória, chamada Chandi Path, descreve como Ela se manifesta nas vidas dos devotos para trazer-lhes ao santuário interno da verdadeira paz e felicidade. Em todos os níveis o Chandi Path é um comentário sobre a evolução da consciência.
O Chandi Path, também chamado Durga Saptashati ou Devi Mahatmyam, é um dos textos mais conclusivos da Mãe Divina.
Benefícios da Adoração
O Chandi Path é um manual prático para a auto-transformação. A sua recitação ensina aos devotos como permanecer centrados na Divindade oferecendo todos os pensamentos, e até o próprio ego, para a Mãe Divina.
Ao estudar o Chandi Path nós aprendemos à criar o equilíbrio entre os pensamentos “excesso” e “escassez”, à dominar a arrogância do ego e à cortar o egoísmo.
Nós somos constantemente assolados pelos pensamentos. Eles nos jogam pra cima e nos derrubam. Eles nos mantém distantes da experiência do silêncio, da paz e da felicidade internos.
Quando nós contemplamos os momentos em nossas vidas nos quais nós nos sentimos mais felizes, nós percebemos que nestes momentos “nós” não estávamos presentes. Ao morder uma deliciosa torta de chocolate, assistir um mágico por-de-sol, segurar nosso bebê recém nascido em nossos braços, ou em sublime união com a Divindade durante a meditação – o nosso ego está completamente ausente. Nossos pensamentos estão silenciados.
Se nós somos mais felizes apenas na ausência de pensamentos, como poderemos ter esperanças de experimentar a felicidade por algo mais que alguns segundos ?
No Chandi Path a Mãe Divina, Chandi, nos ajuda à tornarmo-nos livres da tirania dos pensamentos. Através da recitação regular desta escritura a Mãe nos mostra como manter uma percepção divina tal qual Deuses e Deusas e permanecer focados na divindade.
Adoração e Celebrações no Devi Mandir
Todos as manhãs de Domingo, no Devi Mandir, Swami Satyananda Saraswati lidera o cântico do Chandi Path em volta do fogo sagrado. Os devotos da Mãe Divina vêm de todo o mundo para juntar-se à esta recitação, quer pessoalmente ou online através da transmissão ao vivo pela webcam.
Cada vez que o Chandi é cantado no Devi Mandir nós damos boas-vindas à presença Dela com jubilosos gritos de “Chandi Maa Ki Jai ! Chandi Maa Ki Jai ! Chandi Maa Ki Jai !” A frase “Chandi Maa Ki Jai !” significa literalmente “Vitória à Mãe Divina!”.
Quando a Mãe Divina é vitoriosa em nossos corações e em nossas vidas a dualidade termina e somente o amor e a paz verdadeiros permanecem.
Por favor, junte-se ao nosso clamor à Mãe Divina de forma que Ela possa repousar em nossos corações e tirar-nos da noite escura da dualidade em direção à Luz do amor, da paz e da bem-aventurança puras.
Materiais de Referência
Chandi Path – de Swami Satyananda Saraswati. Também disponível em iPad app.
Chandi Path CD ou download digital – recitação de Shree Maa e Swamiji.
Série de vídeo-aulas do Chandi Path – por Shree Maa e Swami Satyananda Saraswati.
Por favor cerifique os Mantras em Sânscrito e as traduções em Inglês nas serries podcast do Chandi Path na seção de podcast de nosso website.
Chandi Pranam Mantra
Ao Bem-estar, à Beleza Radiante, à completamente Pura, sem limitações, ao Limite Final, ao Senhor do Universo, à Mãe do Universo, à Ti Chandi, à energia que corta os pensamentos, eu me curvo em submissão.
Ela é feita à partir de todos os Deuses, remove toda a doença e medo, Brahma, Maheshvara e Vishnu curvam-se à Ela e eu sempre me curvo à energia da Infinita Bondade.
À Morada do conhecimento, que reside no conhecimento, residente na iluminação divina, à Causa da União, à energia que corta os pensamentos nós constantemente nos curvamos.
A Mãe da Suprema consciência, à Deusa que é a Suprema Consciência, à amada da Suprema Consciência, nós sempre nos curvamos à Durga, a Aliviadora das Dificuldades, que leva os aspirantes espirituais através do mar revolto dos objetos e suas relações.
Chandi Bija Mantra
Chandi Gayatri Mantra
OM, sabedoria, nós meditamos na Deusa Chandi, Aquela que corta os pensamentos, contemplamos Aquela que ocupa as três cidades (percepção densa, percepção sutil e conhecimento intuitivo). Possa aquela Deusa que é como Raios de Luz garantir-nos crescimento, Klim (a causa da dissolução do corpo denso no corpo causal em perfeição).