Neste vídeo Swami Satyananda Saraswati comenta o como e o por que nós adoramos no Shivaratri. Ele responde a perguntas sobre as Pujas dos dias sagrados, o simbolismo da loucura de Shiva após a morte de Sati, e conta uma das muitas histórias sobre a origem do Shivaratri.
Swamiji explica que depois Sati deixou o seu corpo, Shiva nu e louco vagou de um lugar para outro, até que um dia ele chegou a uma aldeia de brâmanes. Ao perguntar as moças brâmanes da aldeia sobre um poço para obter um pouco de água, Shiva, nu, se meteu em problemas com os pais das meninas, que amaldiçoaram Shiva para que seu Linga caisse.
O Senhor Shiva é parte da trindade de toda a existência – Brahma, Vishnu e Shiva – e o Linga perdido de Shiva apresentou um grande problema para o Universo: toda a procriação parou. Quando os Deuses pediram à Shiva que colocasse Seu Linga de volta, Shiva disse que ele certamente recolocaria seu Linga … se todos os Deuses e os brâmanes passassem a noite adorando o seu Linga com leite, iogurte, mel, açúcar, manteiga, músicas, cantos e as ofertas habituais de puja.
O ShivaLinga é um dos maiores símbolos do Senhor Shiva, a Consciência eterna de Bondade Infinita, e ele é tradicionalmente colocado sobre uma Yoni, que simboliza Shakti, a Mãe Divina.
Quando nós oferecemos Puja a um ShivaLinga nós oferecemos o nosso maior respeito à Pura Consciência. Nós preenchemos nossas mentes com a Consciência Divina e, ao fazê-lo, nós experimentamos a bem aventurada união da Consciência e da Energia: Shiva se torna um com a Mãe Divina, a Energia, tanto em suas formas manifestas quanto imanifestas.
No Devi Mandir a Puja à Shiva é feita todos os dias. Shree Maa adora Satyeshwara (seu ShivaLinga no Templo), um Pujari do Devi Mandir realiza a Puja à Shiva em Napeshwara (o ShivaLinga gigante na floresta) e Shiva Puja é realizada no altar Cósmico, como parte do Puja Cósmica (Samasti Upasana).
Shree Maa ama o Senhor Shiva e o Bija Mantra de Shiva “Om Namah Shivaya” é um de seus Mantras favoritos. Swamiji também ama o Senhor Shiva e quem passa um tempo próximo à Swamiji não pode deixar de perceber as qualidades divinas de Shiva como a renúncia, a força de vontade e a Bondade Infinita se refletem em sua maneira de ser. Shiva é, afinal, o Guru dos Gurus.
No Shivaratri nós dançamos a dança do Guru de todos os Gurus. É uma noite dedicada completamente à adoração da Pura Consciência e esta é uma ocasião muito especial no Devi Mandir.
Esperamos que este vídeo lhe inspirae a se juntar a nós em celebração na noite do Senhor Shiva, de qualquer maneira que você puder, para que possamos focar nossa atenção na mais Elevada Bondade, purificar a nossa consciência, e começar a experimentar juntos a eterna presença do Senhor Shiva.
Om Namah Shivaya! Hara Hara Hara Mahadeva!