Sânscrito: अन्नपूर्णा, annapūrṇā
A humanidade busca nutrição – quer seja na forma de objetos materiais, como comida ou dinheiro, ou na forma de alimento espiritual, como cultivar uma relação com o Divino. É a Divina Mãe Annapurna que garante esta nutricão.
Anna significa “comida e grãos.” Purna significa “pleno, completo e perfeito.” Portanto Annapurna é conhecida como “Aquela que é plena, completa e perfeita em comida e grãos, a Deusa da nutrição.”
A Adoração e Seus Benefícios
Quando Ela é adorada, a Mãe Annapurna nos abençoa com sua Divina nutrição. Sua nutrição vai além dos dons materiais do alimento até a realização da perfeição na sabedoria e renúncia.
Antes de partilhar qualquer refeição o devoto deveria oferecer o alimento a Mãe Annapurna e buscar as bênçãos Dela. Uma relevante prece é: “Oh Annapurna, Tu estás sempre plena, completa e perfeita. Tu és a adorada energia do Senhor Shiva. Para a realização da perfeição na sabedoria e na renúncia, por favor nos dê caridade.”
A sabedoria que Ela nos garante é a compreensão de que a espiritualidade está relacionada a doação. Ela ensina a renúncia que nos permite permanecer em equanimidade em todas as circunstâncias da vida.
Celebrações no Devi Mandir
No Devi Mandir o Navaratri (as nove noites de adoração da Mae Divina) é celebrado quatro vezes por ano – no outono, inverno, primavera e verão. A cada Navaratri os devotos dedicam nove dias inteiros em adoração a Mãe Divina através de cânticos, participação em Homas, realização de Pujas e, às vezes, jejum.
No ponto alto do oitavo dia de Navaratri, Swami Satyananda Saraswati realiza a Annapurna Puja e promove o cântico do Annapurna Sahasranam (os mil nomes de Annapurna). Os devotos oferecem varias iguarias a Mãe Annapurna tais quais Kitchuri, Labra, beringela frita, arroz doce, chutney, doces e papadams, e rezam pelas bênçãos de Annapurna em sabedoria, renúncia e plenitude.
Locais de Adoração
A cidade de Varanasi que também é conhecida como Kashi ou Benares é a capital espiritual da Índia, uma das cidades mais sagradas e um local sagrado de peregrinações. As Deidades padroeiras de Varanasi são o Senhor Shiva conhecido pelo nome de Kashi Vishvanath e a Divina Mãe conhecida pelo nome de Annapurna.
Os sacerdotes do Templo de Annapurna em Benares convidaram Shree Maa e Swamiji para adorar a Mãe Annapurna em varias ocasiões e para abençoar o Templo, os devotos e a cidade de Kashi. No DVD “Sadhana aos Jyotirlingams” Shree Maa e Swamiji são vistos realizando a Puja à Mãe Annapurna.
Annapurna Pranam Mantra
“Oh Annapurna, Tu estás sempre plena, completa e perfeita. Tu és a adorada energia do Senhor Shiva. Para a realização da perfeição na sabedoria e na renúncia, por favor nos dê caridade, Parvati.”
“Minha Mãe é a Deusa Parvati e meu pai é o supremo Senhor Maheshwara. Meus parentes são os devotos do Senhor Shiva e os três mundos são a minha terra natal.”
Annapurna Bija Mantra
“O infinito além da concepção, a sabedoria, Maya, a perfeição da paz na mente e no coração, o motivo da união do corpo físico com o corpo causal da existência, eu me curvo perante a respeitada Deusa Suprema que é plena, completa e perfeita em comida e grãos.”
Annapurna Gayatri Mantra
“Om, nós conhecemos a Deusa Suprema, nós contemplamos a Grande Divindade Suprema, que Annapurna possa nos garantir crescimento.”