Sânscrito:काली, kālī
“Kala”significa escuridão, Kali remove essa escuridão. Ela remove a escuridão de cada indivíduo que se esforça no caminho da perfeição realizando as austeridades purificatórias das disciplinas espirituais.
“Kala” também significa tempo, e Kali significa Aquela que está além do tempo. Como Prakriti, a Mãe Natureza, Kali dança sobre o campo da Consciência (retratado como o tórax largo do Senhor Shiva) com um desapego selvagem e não consciente de si. Ela é o espírito primordial de Mukti, da liberdade espiritual.
Kali Mata é a Energia da Sabedoria (jnanashakti) e com Sua graça todo o conhecimento é concebido e toda a sabedoria é intuída. A Mãe Kali remove a escuridão do mundo à nossa volta e garante a verdadeira Luz do mundo interior. As palavras não podem descrever o Seu amor nem a sua Graça.
Ela é a nossa Mãe – e Mãe de todos os universos. Com seu amor nós nos tornamos desapegados e livres da ação e reação, testemunhos silenciosos descansando no desfrute universal.
A Adoração e os Beneficios
Quando alguém é capaz de viver em seu interior, sem a identificação ou apego com o que é externo e está em constante mudança, então a verdade suprema pode ser realizada. Este é o caminho que Kali revela.
Ao espalhar a sua escuridão sobre o desejo mundano, Kali torna os buscadores alheios às exterioridades transitórias, totalmente auto-centrados.
Para adorar a Mãe Kali, realizamos a Sua Puja, cantamos os Seus nomes, recitamos os Seus Mantras e nos lembramos Dela tanto nos momentos de abundância quanto nos de dificuldade.
Adoração e Celebrações no Devi Mandir
A adoração à Kali é realizada diariamente no Mandir Devi como parte da Puja Cósmica (Samashti Upasana).
Um grande Festival de Puja Kali é realizado na noite de lua nova do mês de Ashwina (outubro-novembro). Shree Maa decora o Templo com pinturas de pés vermelhos que representam Kali a Mãe Divina entrando em nosso Templo para ser adorada, e muitas oferendas especiais são preparadas. È uma noite incrível de Kali Puja e o cântico dos mil nomes da Mãe Kali é seguido com muitas canções.
Celebrações semelhantes são realizadas na lua nova dos meses lunares de Mrgasirsha (geralmente de Dezembro) e Jyeshtha (geralmente em Junho) para a Ratanti Kali Puja e a PhalaHarini Kali Puja, respectivamente.
Cada um destes mais sagrados dias é uma ocasião para evocar Kali a Mãe Divina, pedindo-lhe que nos ajude a superar as trevas da ignorância dentro de nossas mentes e iluminar nossas vidas com a Luz Divina e a verdadeira sabedoria.
Materiais de Referência
Kali Puja – de Swami Satyananda Saraswati. Também disponível em iPad app.
Kali Sahasranam (Mil Nomes Da Kali) and Canções de Ramprasad – cantada por de Shree Maa
Série de vídeo-aulas do Kali Puja – por Shree Maa e Swami Satyananda Saraswati.
Ouça a Shree Maa Kali cantar músicas e Swami ler o texto em Inglês Kali Puja na seção de podcast de nosso site.
Kali Pranam Mantra
Oh Deusa que remove a escuridão, Deusa que remove a escuridão, Grande Deusa que remove a escuridão, Amada Deusa que remove a escuridão, que remove todo demérito, garanta o caminho da paz e da harmonia, as necessidades para o sustento físico, e a liberação, também conhecida como auto-realização. Oh Deusa, Expositora da Consciência, nós lhe reverenciamos.
Kali Bija Mantra
Eu reverencio a Deusa Kali que remove a escuridão. OM, Maya, crescimento, dissolução, à Suprema Divindade Feminina, Kali, eu sou Um com Deus.
Kali Gayatri Mantra
OM, nós meditamos na Grande Deusa que remove a escuridão, nós contemplamos Aquela que reside no campo crematório (a forma final na qual a criação se dissolve), possa Aquela Deusa nos garantir crescimento.